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ARR (Receita Recorrente Anual): Definição, Cálculo e Importância no Negócio

Foto de relatório ARR.

Os modelos de negócios por assinatura, como Software as a Service (SaaS) estão em alta no momento, e o conceito de ARR (Annual Recurring Revenue) se destaca como um indicador importante de sucesso financeiro. 

Neste artigo, apresentamos o ARR, explorando sua definição e importância, explicamos como calcular essa métrica e como ela pode impulsionar estratégias inteligentes de crescimento e otimização de receitas para as empresas.

Significado e importância do ARR para negócios

ARR (Annual Recurring Revenue), em tradução livre, é a Receita Recorrente Anual. Em outras palavras, demonstra o total de receitas recorrentes recebidas durante o ano anterior (ou durante os 12 meses anteriores).

É uma forma prática de visualizar o cenário financeiro de uma empresa, já que não é necessário ter acesso a cada microtransação para chegar ao resultado.

Entender e integrar a análise do ARR nas práticas financeiras do dia a dia é fundamental para pequenas empresas e startups, principalmente para as que pretendem alavancar seus negócios através de financiamentos, sejam eles tradicionais, de venture capital, venture debt, ou outros.

A principal função do indicador de receita recorrente anual é entender como está o desempenho financeiro da empresa. Ao comparar o ARR atual com os ARRs anteriores, é possível identificar se a empresa está crescendo, se está estagnada ou se está perdendo receita.

Além disso, o ARR e o MRR são os melhores amigos do planejamento financeiro, porque ajudam na previsibilidade de cenários futuros, na elaboração de estratégias de expansão e nas tomadas de decisões.

Quando se fala em desempenho financeiro, é fundamental ter ferramentas como o ARR, que ajudem a empresa a criar uma base sólida para prever cenários futuros e ajudem a entender como a startup pode potencializar seu crescimento.

Leia também: Finanças para Startups

Diferenças entre ARR e MRR

Com o ARR é possível calcular ou prever a receita recorrente anual da empresa.

No MRR, a frequência temporal de análise é mensal

O MRR permite observar tendências de receita de curto prazo, determinar a frequência de pagamentos mensais e monitorar mudanças como upgrades, downgrades, cancelamentos de contratos ou compras, etc. 

A receita recorrente mensal é usada também para calcular o Churn Rate (Taxa de Cancelamento) mensal, e ajuda a definir estratégias no dia a dia da operação.

Já o ARR representa a soma de todas as receitas recorrentes anuais, e se baseia no período de 12 meses corridos. Por ser uma análise global, é ideal para análises de longo prazo e para o conhecimento de cenários futuros.

Com o ARR é possível calcular diversas métricas com o CAC (Custo de aquisição por cliente) e o LTV (Life Time Value ou Valor Vitalício do Cliente), dados essenciais para auxiliar em tomadas de decisão estratégicas.

Como calcular e interpretar o ARR

Existem diversas formas de calcular e interpretar o ARR. A escolha do método vai depender das características da empresa, do cenário em que ela está inserida e dos objetivos a serem alcançados. 

Estas são as principais formas de chegar ao ARR da empresa:

Calcular ARR baseado em MRR (Receita Recorrente Mensal) H3

Neste método, o ARR é a soma de todos os valores dos MMR do ano anterior (ou dos 12 meses anteriores).

Calcular ARR pelo Método Direto (contrato a contrato) H3

São somadas todas as receitas anuais que vem de contratos individuais. Em cada um destes contratos é multiplicado o valor da assinatura, que pode ser mensal, trimestral ou anual, pelo número de períodos no ano (12 para mensal, 4 para trimestral e 1 para anual).

Exemplo: 

Contrato A: Assinatura mensal de R$50,00

Contrato B: Assinatura anual de R$600,00

ARR = (R$50 x 12 meses) + (R$600 x 1 ano) = R$1.200 + R$600 = R$1.800

O ARR desta empresa foi de R$1.800 no último ano.

Calcular ARR projetado

Como dito anteriormente, o ARR é uma excelente ferramenta para prever cenários. Caso a empresa já tenha uma meta de faturamento definida e tenha também o valor médio mensal de faturamento do ano anterior, é possível projetar o ARR com base nestes dados.

Exemplo:

A média mensal proveniente de contratos no ano passado foi de R$200,00.

A empresa espera 100 novos contratos, cada um com o valor médio de R$200 por mês.

ARR = (100 novos contratos  x R$200) x 12 meses = R$240.000 

O ARR projetado para o próximo ano na empresa é de R$240.000

Calcular ARR considerando o Churn (Cancelamento de contratos)

Tendo calculado o ARR, é possível calcular e prever também as perdas que impactaram o período. O Churn trata-se do percentual médio de cancelamentos de contrato ou de rotatividade de clientes, e impacta diretamente os resultados financeiros.

Para calcular a ARR levando em consideração o Churn, basta diminuir o valor perdido do total do ARR calculado anteriormente.

Caso a intenção seja prever o ARR para o próximo ano ou nos próximos 12 meses, é possível usar a média de perdas que aconteceram no período do ano anterior e subtrair esse valor do ARR projetado.

Para saber qual é a melhor forma de calcular o ARR, é preciso observar diversos fatores relacionados à empresa, como o escopo do modelo de negócio, o contexto de mercado que ela está inserida e, também, é necessário definir objetivos transparentes para o uso dessas informações. 

O acompanhamento destas métricas pode ser um grande diferencial competitivo e auxiliar no crescimento da empresa.

Como interpretar os resultados do ARR

É muito importante que, assim como o MRR, o ARR seja acompanhado constantemente. com o passar dos anos, padrões são gerados e observá-los pode aumentar a precisão das previsões e, consequentemente, dar espaço para escolha de estratégias mais eficazes.

Os valores do MRR e do ARR também podem gerar uma importante métrica: a taxa percentual de crescimento (growth rate). Pode ser medido pela receita recorrente anual (growth rate anual) ou com pela receita recorrente mensal (growth rate mensal).

É importante lembrar que quanto maior o período incluído na comparação, maior a precisão dos resultados. É comum que nos primeiros meses o resultado do Growth Rate Mensal seja próximo a 100%, dando a ilusão de um crescimento acelerado. Por isso é recomendada cautela na interpretação destas métricas.

Exemplo: 

No primeiro mês de operação, Janeiro, a Startup A tinha 25 clientes.

No segundo mês de operação, Fevereiro, ela passa a ter 50 clientes. 

Growth rate = [(período presente – período passado) x 100] / período passado

GR mensal = [(50-25)x100] / 25

GR mensal = 100%

Em fevereiro, o growth rate mensal da Startup A é de 100%

Ao interpretar o ARR, existem diversos cenários possíveis. Os três cenários mais fáceis de reconhecer são: a queda, a estabilidade e o aumento do ARR.

Uma empresa na qual o ARR segue aumentando de valor constantemente, provavelmente oferece produtos ou serviços bem aderentes ao mercado e possui uma estratégia comercial adequada, o que se reflete em seu ritmo de crescimento

Caso o ARR esteja a muito tempo estagnado, ou abaixo do esperado, é recomendado analisar os dados com maior cautela. 

Vários fatores podem influenciar nesses resultados, como qualidade dos serviços ou do atendimento, bem como a estratégia comercial, por exemplo. De qualquer forma, é preciso um olhar treinado para interpretar o cenário e os dados, e elaborar estratégias eficazes.

Seis estratégias para aumentar o ARR da sua startup

Aumentar e manter um bom índice de ARR é fundamental para o crescimento financeiro saudável de empresas que operam em modelos de assinatura ou SaaS. Nossos especialista recomendam sete estratégias para aumentar o ARR da sua empresa:

Melhorar a entrega de valor

Uma das estratégias mais utilizadas atualmente é entregar soluções para as dores dos clientes com base nas suas reais necessidades. Monitore atentamente os feedbacks dos clientes e faça melhorias a partir dessas informações, oferecendo sempre recursos relevantes e inovadores.

Segmentação e personalização

Segmentar seus clientes com base em características demográficas, comportamentais ou necessidades específicas pode trazer bons resultados. Ofereça serviços personalizados para cada segmento. 

Estratégias de upselling e cross-selling

Faça upselling (oferecer planos ou recursos avançados) e cross-selling (oferecer serviços complementares). É possível criar e testar pacotes diferenciados.

Esteja disponível para o cliente

Ofereça suporte eficaz, ágil e que esteja disponível em vários canais de comunicação. O custo para manter um cliente ativo e pagante é menor que o custo de aquisição de um novo cliente.

Minimizar o churn (taxa de cancelamento)

Monitore e analise as taxas de churn para identificar os motivos que levam ao cancelamento e desenvolva estratégias para diminuir o número de cancelamentos.

Teste de preços e modelos de assinatura

Teste diferentes preços e planos de assinatura. Oferecer preços flexíveis, formas de pagamento diferenciadas, planos com menor período, podem ser atraentes para outros segmentos de clientes.

Conclusão

Foto de pessoa avaliando ARR.

Entendemos que o ARR é uma métrica relativamente simples e acessível, que oferece uma visão ampla do cenário financeiro da empresa, e que é uma ótima ferramenta para implementação de melhorias, previsão de cenários futuros e ajuda nas tomadas de decisões estratégicas.

É importante lembrar que para além do cálculo em si, é fundamental que a empresa analise todo o contexto que envolve os movimentos (de crescimento, queda ou estagnação) do seu ARR. A partir desta compreensão do contexto (além dos números), os empreendedores poderão elaborar estratégias para aumentar a receita recorrente anual, inclusive, envolvendo outras áreas da empresa, como o marketing, o comercial, passando pelo desenvolvimento de produtos e até o atendimento ao cliente.

Outro ponto fundamental é contar com parcerias estratégicas qualificadas, que tenham conhecimento específico na análise desses indicadores de performance, e que sejam capazes de elaborar as melhores estratégias de crescimento para a sua empresa. .

A Wink oferece uma equipe especializada em finanças para startups, oferecendo serviços personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa. 

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