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de crescimento

Early Stage de Startups: desafios, estratégias e como amadurecer sua empresa

Foto de pessoas trabalhando em startup.

O estágio inicial de uma startup, conhecido como early stage, é uma fase crucial para o desenvolvimento do negócio. 

Para impulsionar o crescimento nesse estágio inicial, as startups, em geral, precisam buscar financiamento. 

Além disso, é fundamental adotar estratégias e melhores práticas, como o foco em métricas relevantes, como a retenção de clientes, a lucratividade, a escalabilidade e a iteração constante.

Nesse contexto, a Wink destaca-se como CFOaaS das Startups, oferecendo suporte em gestão financeira estratégica, captação de financiamento e acompanhamento das empresas e dos empreendedores. 

Neste artigo, exploraremos o que é early stage, quais as opções de financiamento para essa etapa e as estratégias essenciais para impulsionar o crescimento nessa fase inicial. 

Continue a leitura e acompanhe também como a Wink pode ser uma parceira valiosa nesse processo!

O que é Early Stage

Dentro de uma startup, o estágio inicial, também conhecido como early stage, representa a fase inicial do negócio. É uma etapa que engloba diversos processos, tais como o desenvolvimento do MVP (Minimum Viable Product), a entrada em um programa de aceleração e/ou a captação dos primeiros recursos.

Embora o termo “early stage” possa dar a entender que se trata do estágio inicial de uma startup, na realidade, ele é a segunda etapa de crescimento do negócio. 

O estágio inicial propriamente dito é chamado de “seed” e envolve a validação da ideia e do modelo de negócio. Em seguida, vem o early stage, que se refere à operação da startup. 

É importante ressaltar que esse tipo de negócio deve ser repetível e escalável. Portanto, no estágio de early stage, é crucial questionar se existe de fato um problema latente a ser resolvido e, mais importante ainda, se é possível escalar as vendas do produto ou serviço

A regra geral é focar no problema a ser solucionado, em vez de se apegar excessivamente à solução inicialmente proposta.

O que fazer para avançar do early stage para o estágio de growth?

Driblar os desafios iniciais é fundamental para o crescimento de uma startup. Nessa fase, é crucial desenvolver um plano sólido que responda às principais perguntas: 

  • Há demanda real para meu produto ou serviço? 
  • Minha solução foi testada e é viável? 
  • Qual será meu modelo de negócio e fonte de receita? 
  • Quais métricas devem ser acompanhadas para medir o crescimento? 
  • Como diferenciar o produto em relação aos concorrentes? 
  • Quem é o público-alvo e quais suas necessidades? 
  • Qual será a estratégia de vendas e canais de distribuição?

Se a startup já captou investimentos, é relevante buscar soluções financeiras adequadas. Através de parcerias estratégicas, é possível encontrar apoio no gerenciamento das estruturas corporativas, abertura de contas bancárias internacionais e facilitação de remessas de investimentos. 

Essas medidas ajudarão a startup em estágio inicial a superar obstáculos e acelerar seu tempo de entrada no mercado, impulsionando seu crescimento e aumentando suas chances de sucesso, para que o próximo passo, Growth, seja alcançado com sucesso.

Como sei se minha startup é uma “Early Stage” ou “Growth”?

Determinar se uma startup está na fase “Early Stage” ou “Growth” pode ser identificado pelo grau de maturidade e sucesso alcançado pela empresa em relação ao seu produto ou serviço. Um indicador importante nesse sentido é o Product Market Fit, que representa o ajuste entre o produto e o mercado.

No estágio inicial, a empresa está focada na validação da ideia e do modelo de negócio. Nessa fase, o principal objetivo é encontrar o Product Market Fit, ou seja, garantir que há demanda real pelo produto ou serviço oferecido

Indicadores como:

  • uso frequente (e/ou recorrente) da solução pelos usuários; 
  • geração de receitas consistentes;
  • satisfação dos usuários e feedback positivo.

São sinais de que a startup está progredindo para a próxima fase.

Já na fase de Growth, a startup demonstra que o Product Market Fit foi alcançado e que o negócio está em crescimento acelerado. 

Nesse estágio, a empresa está focada em expandir sua base de clientes, aumentar a receita e consolidar sua posição no mercado.

Tipos de investimentos no Early Stage

Quando uma startup está na fase de early stage e busca impulsionar o crescimento do negócio, é necessário obter financiamento. Existem várias opções disponíveis para o financiamento de startups:

Editais de Fomento

Existem diversos programas (muitos deles públicos e alguns ‘equity-free’)que visam fortalecer empresas de base tecnológica, oferecendo recursos financeiros para o desenvolvimento de novos negócios que impactam o mercado.

Bootstrapping

É quando os próprios fundadores da startup investem seu próprio dinheiro no negócio.

FFF (Family, Fools, and Friends)

É a busca por financiamento junto a familiares, amigos e pessoas próximas. Normalmente, são as primeiras pessoas procuradas pelos empreendedores para obter recursos no início da startup.

Investimento Anjo

Investidores anjo são pessoas físicas que investem seu próprio dinheiro em startups com alto potencial de crescimento. 

Venture Capital

Venture Capital (capital de risco) é um tipo de financiamento em que empresas de investimento (VCs) investem em startups em troca de participação acionária. 

Os VCs fornecem financiamento substancial e também orientação estratégica para ajudar a impulsionar o crescimento da startup. O objetivo dos VCs é obter um retorno sobre o investimento quando a participação na startup for vendida.

A Wink, como CFO as a Service, apoia startups na identificação e captação do recursos junto às fontes de financiamento mais adequadas.

Estratégias e melhores práticas para o Early Stage

Durante o estágio inicial (Early Stage) de uma startup, é essencial adotar estratégias e melhores práticas para impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio. Nesta fase, o uso eficiente de métricas e rituais de validação é crucial. Vamos explorar algumas estratégias-chave para essa etapa:

Foco em Métricas Relevantes

Em meio a um mar de informações, é importante identificar as métricas que realmente importam para o crescimento da startup.

Evite o excesso de informações que podem prejudicar a agilidade e a capacidade de tomar decisões rápidas. Concentre-se em métricas-chave que estejam alinhadas aos objetivos e às necessidades da startup.

Retenção de Clientes

Um indicador importante de que a startup está resolvendo consistentemente um problema é a retenção de clientes.

Monitore o churn rate (taxa de desistência/cancelamento) e identifique os motivos pelos quais os clientes estão deixando o serviço. Utilize essas informações para ajustar o roadmap do produto e melhorar a experiência do cliente.

Lucratividade e Modelos de Precificação

Além de resolver o problema, a startup precisa ser rentável. Compreenda o valor do produto/serviço para os clientes e estabeleça um modelo de precificação adequado.

Analise os custos envolvidos na entrega da solução e avalie se o negócio está gerando lucro de forma consistente.

Escalabilidade

Para avançar além do estágio inicial, é necessário planejar a escalabilidade do negócio. Identifique padrões nas diferentes etapas do processo, desde a aquisição de clientes até o pós-venda e o suporte. 

Otimize os processos de vendas, analise: 

  • as taxas de conversão;
  • o custo de aquisição de clientes;
  • a relação entre o valor vitalício do cliente (LTV) e o custo de aquisição (CAC). 

Isso ajudará a determinar a capacidade de tracionar rapidamente.

Iteração e Melhoria Contínua

O estágio early stage é caracterizado por aprendizado e iteração constante. Utilize os insights obtidos por meio da análise de métricas, feedback dos clientes e experiências práticas para iterar e melhorar o produto/serviço. 

Adote uma abordagem iterativa, onde cada ciclo de iteração fortalece o modelo de negócio.

Do Early Stage ao Late Stage: avançando e consolidando o crescimento de uma startup

Foto de pessoas trabalhando em early stage de startup.

Avançando além do estágio inicial, as startups entram no estágio de growth conforme mencionamos e, posteriormente, em uma nova fase chamada de late stage, momento em que o produto ou serviço já está desenvolvido e há uma oferta de mercado estabelecida e um mercado-alvo definido. Nessa etapa, é comum que a startup tenha comprovado sua viabilidade.

No late stage, ao contrário dos estágios anteriores, as empresas já possuem uma presença sólida no mercado. Isso significa que seus produtos ou serviços são reconhecidos e os lucros começam a se tornar uma realidade.

As startups em fase late stage frequentemente participam de rodadas de investimento nas Séries C, D e posteriores. Nessa fase, o risco é menor e há mais liquidez, uma vez que a empresa já é lucrativa. 

Isso pode levar à possibilidade de uma aquisição por outra empresa ou até mesmo abrir caminho para um IPO (Initial Public Offering), onde a startup torna-se uma empresa de capital aberto.

É importante ressaltar que a transição do early stage para o late stage é um marco significativo na trajetória de uma startup, indicando maturidade e sucesso na execução do modelo de negócio.

Como a Wink pode te ajudar?

A Wink pode te ajudar como CFOaaS, oferecendo suporte em gestão financeira estratégica, conselho consultivo, captação de financiamento e fundraising/M&A. 

A Wink conta com uma squad de finanças que trabalha em parceria com o time interno da sua empresa, organizando processos contábeis e financeiros e fornecendo uma visão estratégica para a gestão financeira. 

Além disso, a Wink agrega uma perspectiva financeira e de indicadores em reuniões de sócios, oferecendo mentoria e acompanhamento individualizado para orientar o CEO e a equipe empreendedora. 

A parceria da Wink com a startup vai além do aspecto financeiro, estando presente também na jornada de crescimento, atuando com uma parceria estratégica.

Agora que você já sabe como a Wink pode ajudar uma startup a crescer e ter uma saúde financeira, leia também: Guia de finanças para startups em estágio inicial.

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