Você sabe o que é breakeven e qual sua importância para a saúde financeira e crescimento de uma empresa?
Termo utilizado para designar o chamado ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa, o breakeven é um indicador essencial para a gestão financeira de uma organização e também para ajudar no crescimento sustentável da mesma.
Para empreendedores de todos os segmentos, principalmente empresários que possuem micro e pequenas empresas, saber qual o breakeven é primordial para descobrir qual o verdadeiro quadro financeiro do negócio, ajudando a estabelecer metas realistas para médio e longo prazo.
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Neste artigo, a Wink conta para você tudo sobre o breakeven, assim como demonstra o cálculo do indicador e maneiras de atingir o ponto de equilíbrio financeiro na sua empresa. Tenha uma excelente leitura e aproveite o conteúdo!
O que é breakeven?
O breakeven point, ou ponto de equilíbrio financeiro, representa o ponto exato no qual a empresa não está nem lucrando e nem no prejuízo.
Ou seja, revela o faturamento exato em que a organização não teria perdas e ganhos.
O cálculo do breakeven de uma empresa é realizado de forma simples (veja mais abaixo como fazer), dividindo os custos fixos totais pela margem de contribuição.
Por que o breakeven é importante?
Identificar o breakeven e trabalhar em cima do indicador pode trazer muitos benefícios para a gestão financeira e administrativa de uma empresa. Entenda mais sobre essas vantagens a seguir:
Planejamento financeiro
Por conseguir identificar o exato momento que separa uma empresa do lucro e do prejuízo, o breakeven se torna um indicador crucial para um bom planejamento e gestão das finanças, ajudando a identificar o volume mínimo de vendas, desenvolver projeções financeiras realistas e muito mais.
Dessa maneira, o breakeven é considerado uma ferramenta bastante útil para uma empresa obter crescimento sustentável e evitar atitudes irresponsáveis em relação às finanças, afastando a probabilidade de cometer erros no planejamento financeiro.
Antecipação de riscos
Com o breakeven, uma empresa pode obter informações e insights valiosos para avaliação e antecipação de riscos – baixa demanda, crise econômica, entre outros -, possibilitando a implementação de ações voltadas para mitigar riscos financeiros, como ajustes nos preços, redução de custos e outras estratégias.
Decisões estratégicas
Uma das principais vantagens proporcionadas pelo breakeven point é favorecer a tomada de decisão por gestores e líderes de forma estratégica, com base em dados precisos e realistas sobre a organização.
Conhecer o breakeven permite que os gestores estabeleçam metas realistas de vendas e estratégias assertivas em relação a aspectos como preço, produto, marketing, atendimento e muitos outros fatores importantes para a empresa.
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Como calcular o breakeven?
Como dito anteriormente, calcular o breakeven é uma tarefa bastante simples de ser realizada, já que os indicadores necessários para o cálculo podem ser obtidos facilmente pelo gerente financeiro da empresa.
O primeiro passo é identificar a sua margem de contribuição, que é definida da seguinte forma:
Margem de contribuição = Receita Total – Custos
Para o cálculo do breakeven, vamos adotar o Índice da Margem de Contribuição, que nada mais é do que quanto que esta margem representa da Receita Total, ou seja:
Índice da Margem de contribuição = Margem de Contribuição / Receita Total
Agora, podemos aplicar a fórmula do breakeven. Dessa maneira, temos:
Breakeven = (Custos + Despesas Operacionais) / Índice da Margem de contribuição
Para facilitar a compreensão, veja um exemplo: uma empresa possui uma despesa fixa de R$ 200 mil, custos de R$ 80 mil e margem de contribuição de 40%. Aplicando a fórmula mostrada acima, a situação é essa:
Breakeven = (R$ 200 mil (despesas) + R$ 80 mil (custo)) / 0,4 (margem de contribuição) = R$ 700 mil
Por fim, temos o valor exato do breakeven point da empresa, que é justamente o montante de receita bruta que deve ser atingida (levando em consideração os custos e despesas) para que a empresa não tenha prejuízos.
Simplificando, tudo que a empresa receber acima desse valor será considerado lucro e, da mesma forma, toda receita abaixo do breakeven passa a implicar em prejuízo.
Qual é a diferença entre payback e breakeven?
Muitas vezes, o breakeven pode ser confundido com o payback (retorno, na tradução literal para o português), gerando dúvidas sobre a utilização e finalidade dos indicadores financeiros.
O payback se refere ao tempo de retorno de um investimento, ou seja, o período necessário para recuperar o investimento inicial realizado na empresa, definindo quando o capital investido será recuperado por meio das receitas geradas pelo negócio.
Apesar de diferentes, o breakeven e o payback são utilizados de forma conjunta: o breakeven, no caso, pode ser o primeiro passo para obter o payback de uma empresa, exatamente no momento onde os lucros começam a se igualar aos gastos – e geralmente ultrapassá-los.
Como atingir o breakeven?
Depois de conferir a importância do breakeven e como calcular o indicador, veja dicas para atingir o ponto de equilíbrio financeiro na sua empresa:
Faça uma análise profunda dos custos
Para alcançar o ponto de equilíbrio e começar a lucrar com seu negócio, é preciso identificar detalhadamente o valor de todos os custos da empresa, garantindo que o breakeven seja obtido de forma precisa.
Além disso, identificar os custos também pode ajudar na redução de certas despesas operacionais, permitindo que a empresa alcance o breakeven mais rapidamente e de maneira sustentável.
Esteja atento à precificação
A precificação possui uma importante relação com o breakeven, pois erros de precificação podem atrapalhar a empresa na hora de obter lucro e superar o ponto de equilíbrio no faturamento.
Busque compreender a situação atual do mercado, investindo em pesquisas direcionadas e consultorias especializadas, que podem fornecer informações valiosas para precificar adequadamente seus produtos e serviços.
Estimule o aumento das vendas
Neste caso, a conta é óbvia: quanto mais vendas sua empresa tiver, mais receita bruta e mais chances de alcançar o breakeven – desde que os custos e despesas não acompanhem esse crescimento.
Para estimular o aumento das vendas na sua empresa, busque colocar em prática ações como estratégias de marketing, capacitação da equipe de vendas, otimização do atendimento e inovação, entre outros aspectos fundamentais para garantir que seus produtos e serviços se tornem mais atraentes e buscados no mercado.
Controle minuciosamente o fluxo de caixa
Outra maneira importante de alcançar mais rapidamente o breakeven de uma empresa é gerenciar o fluxo de caixa de maneira eficaz, garantindo que o negócio possua recursos suficientes para cobrir os custos operacionais até alcançar o ponto de equilíbrio.
Isso pode incluir negociação com os fornecedores, maior monitoramento dos recebíveis e ajustes nos prazos de pagamento, entre outras medidas importantes para equilibrar e controlar o fluxo de caixa.
Implemente uma cultura de melhoria contínua
Coletando feedbacks e buscando implementar a inovação nos processos operacionais da empresa, é mais fácil criar uma cultura de melhoria e aprimoramento contínuos no dia a dia da organização, contribuindo para um maior faturamento e, consequentemente, mais proximidade com o breakeven.
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Conclusão
Alcançar o breakeven é um fator primordial para o sucesso de qualquer empresa, garantindo que a geração de receita forneça lucro para a organização poder se desenvolver em um mercado cada vez mais competitivo.
Além do breakeven, existem diversas outras métricas e indicadores que podem ser altamente proveitosos para a elaboração de estratégias e para o planejamento financeiro de uma empresa.
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