Parceira para a jornada
de crescimento

Quando contratar um CFO para minha startup - e as soluções de CFO as a Service

 

A Wink apoia o crescimento acelerado de startups e scaleups a partir do acompanhamento estratégico de sua área Financeira, por meio da oferta de CFO as a Service (CFOaaS).


Inspirados pelo artigoo “When Do I Need a CFO in My Startup?”, compartilhamos nesse artigo algumas reflexões acerca de quando contratar um executivo de finanças (CFO) full-time para cuidar das rotinas financeiras da startup e qual o papel das soluções de CFOaaS antes e após a contratação desse diretor, a partir do que temos aprendido com as mais de 70 empresas que atendemos nos últimos 4 anos.


Entendendo o Papel do CFO

O Chief Financial Officer (CFO) desempenha um papel crucial no contexto de uma startup. Ele é encarregado de monitorar e gerenciar os recursos da organização, otimizando seu uso, o que é particularmente relevante, dada a escassez de recursos enfrentada por startups. As atividades-chave do CFO incluem:


Gestão de recursos: captação e uso eficiente do capital

O CFO é responsável por captar e usar o capital de forma eficaz, garantindo que a empresa possa honrar seus compromissos e sustentar um crescimento acelerado. Ele otimiza as condições de pagamento, recebimento, financiamento e dimensiona a operação, com o objetivo de que a empresa esteja sempre capitalizada para não apenas honrar seus compromissos, mas para viabilizar um ritmo acelerado de crescimento.


Gestão de riscos

O CFO também desempenha um papel importante na mitigação de riscos, tanto internos quanto externos. Ele monitora riscos financeiros, legais e tributários internos e avalia os riscos externos relacionados ao contexto econômico e à concorrência.


Em termos de gestão de risco, o primeiro olhar do CFO está na mitigação dos riscos internos, que, em geral, são riscos associados ao gerenciamento de controles financeiros, conformidade legal e tributária da empresa.


Após atenuar os riscos internos do negócio, o CFO parte para avaliar e trabalhar na mitigação dos riscos externos ao negócio, em geral associados ao contexto econômico geral, a situação financeira de um cliente importante, ao posicionamento de um concorrente direto, etc.


Estratégia do negócio

Além disso, o CFO desempenha um papel crítico na garantia de que a startup siga sua estratégia, redesenhando-a conforme necessário e tornando os planos uma realidade.


O CFO desempenha um papel crítico em monitorar constantemente se a startup permanece dentro da estratégia e observando quando a estratégia falha ou atinge um obstáculo — sendo o responsável por reavaliar os recursos disponíveis (saldo de caixa) para que a empresa redesenhe suas estratégias.


Em geral, em startups e scaleups, o CEO da empresa tem um papel visionário, sendo o responsável por “sonhar” o futuro do negócio. O CFO, por sua vez, tem o árduo papel de encontrar caminhos viáveis para transformar esse “sonho” em realidade.


Então, quando contratar um CFO?

A necessidade de contratar um CFO em uma startup depende do estágio de desenvolvimento da empresa. Em fases iniciais, as funções do CFO podem ser divididas entre os fundadores. À medida que a empresa cresce, a contratação de um controller sênior ou coordenador financeiro pode ser apropriada. A contratação de um CFO em tempo integral geralmente faz sentido quando a empresa está em rápido crescimento, com disponibilidade de caixa e demandas que justifiquem essa posição.


Com base na experiência da Wink, a contratação de um CFO em tempo integral geralmente ocorre quando a startup atinge um faturamento anual superior a R$ 20 milhões. No entanto, isso pode variar de acordo com a complexidade do negócio.


Qual o papel de uma solução de CFO as a Service e como ela pode ajudar minha empresa?

O CFO as a Service é um serviço recorrente que apoia os empreendedores no acompanhamento e gestão estratégica do departamento contábil-financeiro da empresa.


Para startups ainda em estágio inicial, a solução de CFOaaS cumpre papéis importantes:


a) junto aos fundadores: na avaliação e definição das estratégias de captação e uso dos recursos;

b) junto ao time financeiro: na ‘tradução’ das estratégias (definidas junto aos fundadores) em atividades práticas e processos minimamente estruturados.


Para startups em ritmo de crescimento acelerado e scaleups, e que já contam com um CFO ou Head de Finanças, a solução de CFOaaS cumpre papéis igualmente importantes:


a) junto aos fundadores: na construção de uma visão mais robusta de sua estratégia de crescimento e, no dia a dia, no acompanhamento dos indicadores de valor que demonstram a execução e evolução rumo às metas traçadas;

b) junto ao Head de Finanças ou CFO: em sua formação (se necessário), na estruturação de melhorias para as rotinas e processos contábil-financeiros, na avaliação e definição das estratégias de captação e uso dos recursos.


Ao longo de mais de quatro anos de operação, a Wink tem visto que o CFO as a Service é uma ferramenta valiosa para startups e scaleups de diversos tamanhos (bem como para seus sócios e investidores), fornecendo uma gestão financeira estratégica, acompanhamento recorrente e planejamento de captação de recursos.


Clique aqui para conhecer mais sobre os serviços de CFO as a Service da Wink. 


Tem algum comentário ou pergunta sobre o tema? Compartilhe com a gente!

Compartilhe este Post!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.