Em nossa rotina na Wink interagimos com muitos empreendedores que estão buscando uma rodada de investimento para acelerar o crescimento de suas startups.
Entretanto, muitos desses empreendedores saem em busca de investimento, sem ainda terem cumprido uma etapa básica, encontrar o espaço que a sua solução ocupa no mercado (Product-Market Fit).
Salvo investidores que realizam aportes em empresas muito incipientes, a compreensão do product-market-fit é a primeira “resposta” que um investidor (profissional) busca ao analisar uma empresa. Entender o espaço que essa empresa ocupa no mercado (principalmente, como atende às demandas de seus clientes, e interage com seus concorrentes e stakeholders) é fundamental para que os investidores decidam por avançar, ou não, nas conversas junto a uma startup.
A partir de nossa experiência, ir a mercado buscando rodadas de investimento (sobretudo a partir do Seed Round) sem um product-market-fit (PMF) bem estabelecido, tende a não gerar resultados satisfatórios. Inclusive, para os empreendedores, o recebimento do aporte após ter alcançado o PMF costuma garantir uma melhor eficiência do recurso, visto que a empresa pode investir, de fato, na aceleração de seu crescimento.
Aos empreendedores que estão interessados em iniciar um processo de fundraising, mas ainda buscam o PMF de sua solução/negócio, recomendamos a leitura do artigo de Pourya Moradi (Editor na Think+ Ventures), em que ele apresenta sete passos para se alcançar o Product Market Fit.
Acesse o artigo clicando aqui.
Possui alguma dúvida ou comentário sobre o tema? Compartilhe com a gente!
E para conhecer as ofertas de CFO as a Service da Wink, clique aqui.